Governador Flávio Dino destaca parceria por São Luís na entrega do Terminal de Integração do Distrito Industrial

Governador Flávio Dino durante entrega da obra conversou com os usuários do terminal sobre as obras realizadas. Foto: Gilson Teixeira/Secap

A população que utiliza o sistema público de transporte nos bairros da zona rural de São Luís agora conta com um novo e mais adequado terminal de passageiros. O Governo do Estado promoveu uma grande reforma e revitalização do Terminal de Integração do Distrito Industrial da Zona Rural, na BR-135. O novo espaço foi inaugurado pelo governador Flávio Dino, com uma série de serviços à comunidade, marcando a série de inaugurações pelo aniversário de 405 anos de São Luís. Uma comitiva de secretários e lideranças da área participaram da solenidade, na tarde de sábado (9).

“O terminal é muito importante para a população por permitir a mobilidade urbana e conseguimos executar essa obra em parceria com a prefeitura e a iniciativa privada. É um modo de somar com a prefeitura na melhoria dos serviços de transporte coletivo na Ilha e garantir às pessoas a segurança e estrutura adequadas para seus deslocamentos, além de tornar mais acessíveis diversos serviços no local”, enfatizou o governador Flávio Dino. Na ocasião, ele anunciou obras para o Terminal do São Cristóvão.

2. Governador Flávio Dino durante entrega da obra conversou com os usuários do terminal sobre as obras realizadas. Foto: Gilson Teixeira/Secap

Para o diretor-presidente do Instituo de Proteção e Defesa do Cidadão no Maranhão (Procon-MA), Duarte Junior, a revitalização é mais um marco do programa de reestruturação dos serviços públicos executado pelo Governo do Estado e prosseguindo com a expansão dos serviços do órgão. “A comunidade vai poder usufruir um terminal com estrutura, exercendo sua cidadania e com uma série de serviços essenciais, tudo dentro do próprio terminal, de forma mais econômica, acessível e digna”, pontuou o diretor-presidente do Procon.

Com a revitalização, o terminal passa a contar com um posto fixo da Polícia Militar, que terá sala de atendimento na área interna, com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP); disponibilidade de sinal de internet, totalmente gratuito aos usuários; reforma de todas as salas e banheiros; novo piso, troca de todo o conjunto de sinalização que estava defasado; nova pintura em todo o prédio e demais melhorias na estrutura física.

Foto: Gilson Teixeira/Secap

O Governo já havia instalado no espaço uma base do Procon e do serviço Viva. “Com essa medida, a gestão estadual torna acessível serviços para atender demandas das milhares de pessoas que residem no Distrito Industrial e bairros do entorno”, destacou Duarte Junior. A formalização de denúncias contra empresas e a orientação de consumidores e fornecedores, também, podem ser realizadas no local. O terminal do Distrito Industrial existe desde 2003 e com a reforma do Governo do Estado, agora é um espaço para a mobilidade das pessoas e acesso a serviços de direito do consumidor.

“Facilitou demais. Estava precisando mesmo dessa reforma e está muito bom. A nova gestão de Governo está fazendo o que a gente precisa. Agora tem policiamento, serviços que a gente não precisa mais ir lá para outro bairro utilizar e ficou mais organizado aqui o terminal”, disse a vendedora autônoma Nisalda Costa, 54 anos, que mora na comunidade Arraial, há mais de três anos e utiliza o transporte público no terminal.

Serviços ao consumidor

Com a instalação de uma base do Procon e do Viva no terminal, os moradores da Zona Rural têm acesso aos serviços do Viva e do Procon com emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do Balcão do Cidadão – emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/Psep, Bolsa Família), inscrições em concursos e outros serviços on-line.

O serviço Viva conta, atualmente, com 27 unidades e o Procon com 32 unidades distribuídas pelo estado. Na Grande Ilha, são três unidades de grande no porte – na Av. Beira-Mar, Shopping da Ilha e Shopping Pátio Norte – e uma de médio porte no Shopping Passeio. Até o fim do ano, cerca de 10 unidades serão inauguradas.

Terminal do Distrito Industrial recebeu reforma para deixar o ambiente mais adequado para o embarque e desembarque de passageiros. Foto: Gilson Teixeira/Secap