Governador Flávio Dino destaca parceria por São Luís na entrega do Terminal de Integração do Distrito Industrial

A população que utiliza o sistema público de transporte nos bairros da zona rural de São Luís agora conta com um novo e mais adequado terminal de passageiros. O Governo do Estado promoveu uma grande reforma e revitalização do Terminal de Integração do Distrito Industrial da Zona Rural, na BR-135. O novo espaço foi inaugurado pelo governador Flávio Dino, com uma série de serviços à comunidade, marcando a série de inaugurações pelo aniversário de 405 anos de São Luís. Uma comitiva de secretários e lideranças da área participaram da solenidade, na tarde de sábado (9).

“O terminal é muito importante para a população por permitir a mobilidade urbana e conseguimos executar essa obra em parceria com a prefeitura e a iniciativa privada. É um modo de somar com a prefeitura na melhoria dos serviços de transporte coletivo na Ilha e garantir às pessoas a segurança e estrutura adequadas para seus deslocamentos, além de tornar mais acessíveis diversos serviços no local”, enfatizou o governador Flávio Dino. Na ocasião, ele anunciou obras para o Terminal do São Cristóvão.

2. Governador Flávio Dino durante entrega da obra conversou com os usuários do terminal sobre as obras realizadas. Foto: Gilson Teixeira/Secap

Para o diretor-presidente do Instituo de Proteção e Defesa do Cidadão no Maranhão (Procon-MA), Duarte Junior, a revitalização é mais um marco do programa de reestruturação dos serviços públicos executado pelo Governo do Estado e prosseguindo com a expansão dos serviços do órgão. “A comunidade vai poder usufruir um terminal com estrutura, exercendo sua cidadania e com uma série de serviços essenciais, tudo dentro do próprio terminal, de forma mais econômica, acessível e digna”, pontuou o diretor-presidente do Procon.

Com a revitalização, o terminal passa a contar com um posto fixo da Polícia Militar, que terá sala de atendimento na área interna, com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP); disponibilidade de sinal de internet, totalmente gratuito aos usuários; reforma de todas as salas e banheiros; novo piso, troca de todo o conjunto de sinalização que estava defasado; nova pintura em todo o prédio e demais melhorias na estrutura física.

Foto: Gilson Teixeira/Secap

O Governo já havia instalado no espaço uma base do Procon e do serviço Viva. “Com essa medida, a gestão estadual torna acessível serviços para atender demandas das milhares de pessoas que residem no Distrito Industrial e bairros do entorno”, destacou Duarte Junior. A formalização de denúncias contra empresas e a orientação de consumidores e fornecedores, também, podem ser realizadas no local. O terminal do Distrito Industrial existe desde 2003 e com a reforma do Governo do Estado, agora é um espaço para a mobilidade das pessoas e acesso a serviços de direito do consumidor.

“Facilitou demais. Estava precisando mesmo dessa reforma e está muito bom. A nova gestão de Governo está fazendo o que a gente precisa. Agora tem policiamento, serviços que a gente não precisa mais ir lá para outro bairro utilizar e ficou mais organizado aqui o terminal”, disse a vendedora autônoma Nisalda Costa, 54 anos, que mora na comunidade Arraial, há mais de três anos e utiliza o transporte público no terminal.

Serviços ao consumidor

Com a instalação de uma base do Procon e do Viva no terminal, os moradores da Zona Rural têm acesso aos serviços do Viva e do Procon com emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do Balcão do Cidadão – emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/Psep, Bolsa Família), inscrições em concursos e outros serviços on-line.

O serviço Viva conta, atualmente, com 27 unidades e o Procon com 32 unidades distribuídas pelo estado. Na Grande Ilha, são três unidades de grande no porte – na Av. Beira-Mar, Shopping da Ilha e Shopping Pátio Norte – e uma de médio porte no Shopping Passeio. Até o fim do ano, cerca de 10 unidades serão inauguradas.

Terminal do Distrito Industrial recebeu reforma para deixar o ambiente mais adequado para o embarque e desembarque de passageiros. Foto: Gilson Teixeira/Secap