Governador Flávio Dino inaugura Cras, sistema de água, entrega benefícios e participa de mutirão da Justiça Federal em Santo Amaro

A população de Santo Amaro tem recebido uma série de benefícios do Governo do Estado por meio das ações do Plano Mais IDH e, nesta segunda-feira (11), o governador Flávio Dino entregou mais obras e outros incentivos à população. Na ocasião foi inaugurado um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), um sistema simplificado de abastecimento de água no Povoado Olho D’água e entregues uma viatura policial, certificados de conclusão de cursos, uniformes escolares, além da assinatura para início do programa Mutirão Rua Digna.

Durante a extensa programação de entregas do governador Flávio Dino, ele visitou também a ‘Expedição da Cidadania’, promovida pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), que está em Santo Amaro com o objetivo de levar Justiça a todos os cidadãos, dando acesso aos juizados Especial Federal e Estadual. O evento disponibiliza juizados itinerantes e outras dezenas de atividades à populações no interior do Brasil. Ele ficará no município até a próxima sexta-feira (15).

“Hoje estamos aqui com a presença ilustre da Expedição da Cidadania da Justiça Federal, fazendo 1.050 audiências com pessoas da cidade e da região”, destacou o governador Flávio Dino.

Governador Flávio Dino cumpriu agenda institucional em Santo Amaro com várias ações para a população da cidade. Foto: Nael Reis/Secap

O governador também listou uma série de obras que o Governo do Estado possui em Santo Amaro, a exemplo do Plano Mais IDH – ações na área social de um modo geral – Escola Digna, iniciativas de apoio a agricultura familiar, Força Estadual de Saúde, o acesso que está sendo feito a Santo Amaro – uma estrada que vai mudar a realidade da cidade –, cursos de capacitação e de treinamento.

Flávio Dino informou que o desenvolvimento da atividade produtiva na região é parte da política de construção de um Maranhão que seja de todos, de desenvolvimento para todos, e que a riqueza não fique concentrada na mão de poucos. “Nem de poucas cidades e nem na mão de poucas pessoas. E, para isso, o Governo tem que dar o exemplo. Eu faço questão de estar presente, de ir aos municípios, como faço todas as semanas, exatamente para mostrar essa dimensão inclusiva que nós devemos ter quando se faz política. Em vez de fazer política para aqueles que se acham os donos de tudo, fazer política para a maioria do povo que precisa da presença dos governos, das prefeituras, sempre nesse espírito de parceria que nós temos”, enfatizou o governador.

Em solenidade marcada por gratidão da população de Santo Amaro, o Governo do Estado entregou 15 certificados de conclusão do curso de cozinheiro de comidas típicas promovido pelo programa Mais Qualificação Para o Trabalho, 690 uniformes escolares e assinou termo de colaboração entre a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres) com associações locais para implantação do programa Mutirão Rua Digna, totalizando um investimento de R$ 400 mil.

Durante a visita ao município, Flávio Dino conversou com agricultores que participavam da 9ª edição da Feirinha da Agricultura Familiar, que contempla 300 projetos de agricultura e beneficia mais de 200 famílias. Maria Aparecida Conceição é uma das beneficiadas e afirmou estar satisfeita com o apoio do Plano Mais IDH. “Ele está mudando não só a minha vida, como a vida de outros agricultores porque a gente vive no município, e o município era parado. Agora deu uma alavancazinha através do Mais IDH. Ajuda muita gente”, relatou a agricultora.

Água Para Todos

Governador Flávio Dino cumpriu agenda institucional em Santo Amaro com várias ações para a população da cidade. Foto: Nael Reis/Secap

Em continuidade ao programa para garantir acesso à água para todos os maranhenses, o Governo do Estado entregou um sistema simplificado de abastecimento de água no Povoado Olho D’água, que vai beneficiar dezenas de famílias. A moradora Rosana Marques já começa a experimentar os benefícios das obras. Ela conta que antes, para conseguir água, era só com uma bombinha manual.

“Quem tem condições de cavar um poço artesiano em casa cava, quem não tinha ficava sem água, tem muita criança doente aqui porque a água não é boa. Já adoeceu muitas crianças. Esse poço vai beneficiar as crianças da escola. Elas passaram três meses com a gente trazendo água para eles beberem porque não tinham água”, comentou Rosana.

A prefeita Luziane agradeceu pelas parcerias que muitos benefícios estão levando para Santo Amaro. “Estamos muito satisfeitas com as parcerias. Esses serviços vão facilitar muito para a nossa comunidade porque está dentro do município. Além de serem serviços gratuitos, a comunidade vai ter um acesso bem mais fácil chegar até eles. Queremos agradecer todos os parceiros”, enfatizou.

Caravana Governo de Todos
Também nesta segunda-feira, o Governo do Estado realizou, em Santo Amaro, mais uma edição da Caravana Governo de Todos. Na Praça Nossa Senhora da Conceição, a população santo-amarense contou com consultas médicas, exames, vacinação, testes rápidos, preventivo e mamografia, emissão de documentos, Escuta Estudantil e entrega de Fardamentos, cadastro do Mais Emprego, do Sine (Sistema Nacional de Emprego), além de orientações sobre Economia solidária, sessões do Cinejuv, distribuição de sementes e atividades culturais com o Grupo de Teatro Cambalhotas.

A caravana, em Santo Amaro, foi realizada em parceria com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e o projeto ‘Expedição da Cidadania’.

Governador Flávio Dino cumpriu agenda institucional em Santo Amaro com várias ações para a população da cidade. Foto: Nael Reis/Secap